Contra fogo

Condomínios também devem tomar precauções para evitar incêndios. Risco de incêndios agora é preocupação também de condomínios, tanto nas áreas comuns quanto nos salões de festa. Nas últimas semanas, a preocupação com a segurança e a prevenção contra incêndios tem sido cada vez maior. Bares, boates e casas de shows e espetáculos vêm passando por […]

Condomínios também devem tomar precauções para evitar incêndios. Risco de incêndios agora é preocupação também de condomínios, tanto nas áreas comuns quanto nos salões de festa.

Nas últimas semanas, a preocupação com a segurança e a prevenção contra incêndios tem sido cada vez maior. Bares, boates e casas de shows e espetáculos vêm passando por uma análise rigorosa para evitar tragédias como a ocorrida no fim de janeiro em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Nos condomínios residenciais, a preocupação também aumentou. Especialistas recomendam alguns cuidados e medidas preventivas.

Apesar de não exigir um “alvará” para poder funcionar, os salões de festa dos condomínios oferecem os mesmos riscos que qualquer local com grande concentração de pessoas e, por isso, a segurança desta área é analisada junto ao projeto inicial e deve seguir as normas do Corpo de Bombeiros. Com o cumprimento das normas de segurança de todo o projeto, o condomínio recebe o “Habite-se”, título que confere status de segurança a obra.

Os salões, além de exigir o respeito à carga máxima de pessoas do local, devem ter saídas emergenciais de fácil acesso e manter sempre bem visíveis as sinalizações de extintores, hidrantes, rotas de fuga, escadaria, luz de emergência, porta corta-fogo, etc. Estas sinalizações devem estar presentes em toda a área comum do residencial, e devem também ser mantidas atualizadas e em bom estado para que a visualização e orientação dos moradores seja facilitada.

Nos condomínios, a tarefa de fiscalizar as medidas de segurança cabe aos síndicos e zeladores. Eles também são responsáveis por controlar a entrada de produtos tóxicos ou inflamáveis no condomínio. Porém, segundo o Gerente da Auxiliadora Predial, Julio Herold, a prevenção deve ser feita constantemente por todos, especialmente pelos moradores.

“O condômino que oferecer risco aos demais moradores ou visitantes e não respeitar as regras de utilização do salão de festas e das áreas comuns pode ser advertido e multado”, alerta Herold.

Caso seja o condomínio quem não respeita as normas de segurança, ele pode ser denunciado a Prefeitura local e receber multas pecuniárias e até mesmo sofrer interdições dependendo da gravidade da infração.

Fonte: SindicoNet

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: